segunda-feira, 9 de maio de 2016


Egito antigo e suas tecnologias


Em 3000 a.C, já se estabelecera a metalurgia, a tecelagem e a cerâmica, assim como o uso da roda em veículos de transporte (adaptado da roda do ceramista). A agricultura, com suas técnicas de irrigação, domesticação de animais, preparação e preservação de alimentos, foi essencial para o surgimento de cidades. Além disso, a escrita surgiu em torno de 3500 a.C.


Tais desenvolvimentos técnicos implicam uma ciência? À medida que não envolvem uma teorização consciente, não. No entanto, tais desenvolvimentos certamente envolvem uma grande capacidade de observação e de aprendizado, que são essenciais na ciência.


De caráter eminentemente prático, as descobertas científicas dos egípcios direcionavam-se para a Matemática e Geometria. Desenvolveram técnicas usadas para demarcar as propriedades, além de medir áreas de triângulos, retângulos, hexágonos e o volume de cilindros e pirâmides.


A organização de um calendário foi necessária para determinar o início da cheia e das vazantes do rio Nilo. Pelo calendário egípcio, o ano era dividido em 365 dias e havia três estações: cheia, inverno e verão.



A ciência e tecnologia do egito antigo era muito avançada para a época. Tot, sob a forma de um íbis, inventou a astrologia e a matemática - o deus da sabedoria e da magia. Em relação a Tot, os egípcios se dedicavam somente às aplicações práticas da matemática, nunca a conceitos abstratos. O conhecimento foi dado pelos deuses para resolver os problemas do mundo real dos engenheiros, cobradores de impostos e militares oficiais. Os deuses até influenciaram suas habilidades sofisticadas em topografia e agricultura. Já que a constelação de Órion estava relacionada com Osíris (deus dos mortos), a orientação dos templos e pirâmides necessitavam de medições precisas. Tinha-se grande cuidado com as flores, frutas, verduras e legumes usados em rituais, como sustento dos mortos (tumbas) e em estética. Muitos acreditavam que as árvores eram a casa de seres sobrenaturais ou deuses muito amados , importantes e especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário